Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

Processing junho 17, 2007

Filed under: programação — rangelfisica @ 7:30 pm

A alguns dias eu testei um projeto do MIT chamado processing de acordo com site ele é definido como “an open source programming language and environment for people who want to program images, animation, and interactions”, no site tem alguns demos com o código fonte para quem quiser conferir como é programar nele. Não gosto de criticar projetos bem intencionados, mas este tem alguns problemas.O primeiro é o download, muito grande (~32Mb) e vem com pouco material de exemplo.Também é necessário um bom conhecimento de programação, a linguagem é fortemente tipada e influenciada pelo java e c++, nem todo mundo que deseja fazer programar imagens e interações é bom programador para isso e existem linguagens mais naturais e ferramentas mais “clássicas”, como o python+pygame e outras como o Darkbasic.O sistema de degub e indicação de erros no editor é muito ruim! aparecem erros do Java (a lingugem roda em uma VM do java) quem não sabe java vai ficar totalmente perdido com as mensagens! Mas a ferramenta (para mim isso não é linguagem, e sim um java alterado) tem seus méritos, é muito rápida! realmente quem falar que o java é lento esta por fora das novidades, tem comandos bastante versáteis, lembra muito a openGL e já tem um bom conjunto de bibliotecas escrita por terceiros, navegando nas paginas que usam a processing é possivel ter uma boa ideia do seu potencial.

Resumindo, se você sabe programar em java ou c++ e quer fazer uma aplicação com gráficos e animações que rode como um applet, então a processing é uma boa pedida, mas eu vou continuar usando a lua e minha cobalt.

Varios exemplos de codigos de automatos celulares, teoria do caos e algoritmos genéticos escritos em processing www.shiffman.net/teaching/nature/

Homepage do Processing www.processing.org

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s