Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

Acrílica julho 13, 2007

Filed under: art,Arte,pintura — rangelfisica @ 2:18 pm

Fica aqui registrado meu protesto: tinta acrílica não é tudo isso que dizem.

O céu anda meio nublado nestes dias, resolvi arrumar algo para fazer neste meio tempo. Como minhas tintas ficaram em sampa resolvi experimentar algo mais exótico: tinta acrílica

 Comprei dois tubos, branco de titânio e  preto, sou um péssimo colorista então nem penso muito em cores logo de inicio. Uma coisa  que eu sabia sobre a acrílica é a necessidade de usar um retardante para se trabalhar com ela. Então me lembrei de uma coisa: Panetone, o panetone possui glicerina em sua composição para reter a umidade e ficar sempre macio. Aproveitei que aqui tinha glicerina e dilui um pouco em agua para fazer um retardante de secagem para a acrílica, assim ela fica mais tempo úmida e passível de ajustes como na tinta a óleo

 Escolhi um retrato com uma fonte de luz mais intensa ao topo seria o teste para a tinta.

 É diferente de se trabalhar em relação ao óleo, ela seca rápido demais! A primeira camada é rapidamente absorvida pelo papel! Serve apenas para definir as formas iniciais, é apenas na terceira camada em diante que a acrílica se assemelha ao óleo

Até que não é tão ruim assim, talvez se usar como a aquarela (camadas transparentes) eu tenha uma maior simpatia com esse meio. Até lá eu continuarei usando aquarela para coisas simples e o óleo para atingir o meu máximo. Claro  que não jogarei fora estes tubos, irei utiliza-los até o final das ferias. Quem sabe eu não pego o jeito de se trabalhar com acrílica, afinal não ter que esperar 5 dias para secar como na tinta a óleo já é uma característica muito interessante.

A baixo segue as etapas da pintura, com certeza eu fiz alguma besteira em algum momento, só não sei dizer o que foi.

e1.jpg e2.jpg e3.jpg e4.jpg 

e-final.jpg

 

Deixe uma resposta

