Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

Edvard Munch julho 25, 2007

Filed under: art,Arte,pintura — rangelfisica @ 1:29 am

sickchild

Há poucos pintores que mexem comigo, Munch é um deles. Ele possui um estilo unico para a asua epoca, não era um impressionista, não era simbolista, nem expressionista (movimento que ajudou a fundar), mas possui varios elementos do pos-impressionismo (não gosto dessa divisão do impressionismo).

Sua pintura mais conhecida é o Grito, mas a obra que mais gosto dele é a criança doente. Gosto de pensar no que se passa nesta pintura, ela é baseada na irmão de munch que morreu, então penso que esta garota na pintura irá morrer, a mãe esta chorando ao lado da cama e ela sentada com uma expressão calma, meio sem saber o que dizer e olhando para fora da janela, será que ela esta olhando para o além ou para a vida além daquela cama? ela sabe que esta condenada ? Munch pintou quatro versões deste quadro, se é uma cena triste para ele então por que ele a a pintou tantas vezes ? (foram 20 tentativas para sair a primeira versão).

Munch era uma pessoa triste, com a vida ameaçada pela doença e marcada por mortes de pessoas proximas, ele colocou muito de seu sofrimento nas telas, algumas telas são muito escuras, entre elas a mãe morta , nesta pintura a garotinha tampa os ouvidos para não escutar o que ?

Gosto de pensar nestes assuntos, no que se passa na cabeça do pintor quando esta trabalhando em uma tela, na minha só passa: “este oculos esta torto”, “coloquei muita glicerina na acrilica”, “já secou ?” e outras bobagens!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s