Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

300 Mega pixels agosto 11, 2007

Filed under: art,Arte,foto,photo,Photography — rangelfisica @ 7:28 pm

Estava observando algumas fotos do fotografo Gerard Maynard e do Projeto Giga pixel e fiquei impressionado com o nível de detalhe da foto. Porém não foi tão simples tirar uma fotos destas.

Antes de tudo não existem CCDs de 300 Mega pixels. O processo mais conhecido pra se obter uma foto destas é colando varias fotos de forma individual como uma enorme mosaico, pode funcionar a principio, mas não gera uma foto no sentido tradicional. O método atualmente utilizado para se obter uma foto assim consiste em tirar uma foto  usando um filme de grandes dimensões e com uma densidade de grãos mais que alta que de um negativo comum, o que requer uma camera de grandes dimensões. Com isso se obtém uma foto que pode ser ampliada e escaneada sem perda de resolução.

Alguem pode até pensar que mais cedo ou mais tarde irão desenvolver uma camera com 100Mega pixels ou ate mesmo 1Giga pixels para uso comum. Sinto muito em desaponta-los mas não vai ser assim não. Por mais que a tecnologia de CCD evolua existe uma limitação para a resolução de uma imagem, que é justamente a abertura do diafragma, isto de deve a difração dos fótons, claro que estou imaginando que todos os problemas de óptica das lentes e velocidade de processamento da imagem já estão corrigidos e que o ccd será do mesmo tamanho que o usados nas cameras atuais. Isso é um problema que nós astrônomos enfrentamos a muito tempo.

Só para ter uma vaga ideia do problema, supomos uma camera com 300 Megapixels, ela teria que ter um diafragma 100 vezes maior que uma equivalente de 3Megapixels para obter a mesma resolução, o que seria uma abertura de apenas 5 mm se torna um buraco de 50 centímetros de diâmetro por onde a luz deveria passar para chegar no CCD, claro que dá para fazer uma lente de 50cm, mas quem compraria uma camera digital que tenha que se carregada em um carrinho de mão ? Se bem que dá para obter fotos com apenas um pixel (single pixel camera).

Claro que há a possibilidade de usar uma camera como esta de 416 Mega pixel, mas que na verdade é uma camera do tipo “scanning back”, ela faz uma especie de escaneiamento da imagem gerando uma imagem de alta resolução, porém de apenas de objetos estaticos, já que o tempo de exposição é de cerca de 2 minutos.

Mas isso não é motivo para ficar triste, afinal não é o numero de pixels ou a quantidade de modos de cena de uma camera que definem a foto mas o olhar do fotografo.

Gerard Maynard http://gerardmaynard.com/

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s