Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

As melhores dicas de fotografia estão na pintura agosto 24, 2007

Filed under: art,Arte,foto,Fotografia,oleo,photo,Photography,pintura — rangelfisica @ 10:12 pm

Durante as ultimas semanas fiz uma curta pesquisa sobre fotografia de formato medio, descobri que a grande maioria dos livros sobre fotografia são sobre fotografia digital, poucos eram sobre a fotografia em si, isso até que é normal, afinal a fotografia digital esta revolucionando o modo das pessoas fotografarem, nunca tivemos tantas fotos sendo tiradas por tantas pessoas. Porém o conteúdo destes livros me deixou preocupado, em geral eram 20 paginas sobre equipamento,20 sobre os diferentes temas (retrato, paisagem, arquitetura…) e 200 paginas sobre Photoshop! Como ajustar a cor, fazer enquadramento (isso deveria ter sido feito na hora da foto), como remover pintas e celulite … e outras coisas que não tinham mais haver com a sessão de informática do que com a de fotografia.

 

Mas nem tudo é tão ruim assim, pouca gente sabe, mas as melhores dicas de como se tirar uma foto são as mesmas que se utiliza na pintura, as regras de composição, cores, a relação entre a luz e sombra, a profundidade de campo… enfim, aqueles detalhes que apenas encontramos nas melhores fotos, estão todos lá.

Isto não é nenhuma surpresa, o fotografo amador só tem que olhar pelo visor e tirar a foto, não tem que se prestar atenção se a cor esta boa, se esta bem enquadrado ( se o tema está todo no visor e pronto).

Já na pintura a coisa é diferente, se começa com uma tela em branco e TUDO tem que ser feito e planejado, a menos que seja arte tipo “borrão abstrato”, alguns podem ver essa liberdade como uma coisa ótima, outros como uma pesadelo! Claro que fazer uma imagem com um pincel é bem diferente de capturar uma imagem … hum … pensando bem, não é não, é a mesma coisa ! então por que as regras seriam diferentes ? Afinal a intenção não é a mesma: agradar aos olhos.

Em ambos os casos deve-se dar ênfase a alguma coisa e ignorar outras, seja um objeto, a luz, a expressão em um rosto ou a cor de uma paisagem, para isso há dicas, inúmeras dicas, seja desbotar o fundo para dar ênfase ao primeiro plano, acentuar os tons, prestar atenção nas formas negativas, todos estes princípios que são aplicados a exaustão na pintura também são válidos para a fotografia, afinal a pintura vem evoluido nestes ultimos 2000 anos para obtermos os resultados de hoje e a fotografia é vista por muitos como uma “evolução” da pintura clássica (eu não concordo com isso), podemos aproveitar esse know-how todo.

 

Um bom livro sobre pintura que pode ser utilizado tranquilamente para a fotografia é o Problem Solving for Oil Painters, tirando a ultima parte que é sobre a tinta mesmo, o resto do livro fala sobre composição, forma, luz, sombra, profundidade, cor e ideia.

Entre elas irei citar duas (escaneadas do livro), uma que eu não conhecia mas agora vejo que faz muita diferença (Does Paint Read) e já conhecida e muito útil, mas ignorada em certas ocasiões (How the addition of Foreground Material Deepen the Space).

Há vario outros livros sobre pintura que fornecem dicas valiosas para quem deseja fotografar melhor entre eles o Everything You Ever Wanted To Know About Oil Paint, que também fala sobre composição, cor ,luz e sombra, porem é uma compilação de vários autores e meio irregular (ótimas dicas e algumas bobagens).

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s