Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

James Abbott McNeill Whistler setembro 1, 2007

Filed under: art,Arte — rangelfisica @ 9:24 pm

James Abbott McNeill WhistlerWhistler é um pintor pouco citado, sua obra mais conhecida é o quadro popularmente chamado de ” a Mãe de Whistler”. Mas uma de suas maiores habilidades estava no desenho e não na pintura. Seu estilo é dá uma ênfase maior ao contorno e deixando a tonalidade mais de lado, alguns desenhos feitos à pastel e aquarelas deixam isto bem claro.
Como muitos impressionistas ele começou a estudar seguindo um estilo mais clássico, quando entrou em contato com a arte japonesa passou colecionar vários desenhos e porcelanas, se vivesse hoje seria fã de manga! Esta influencia pode ser vista neste desenho à pastel, contornar os objetos com linha preta e preencher o interior não era coisa comum na arte do século 19.
Com a fama e reconhecimento ele se tornou um pintor de quadros para a burguesia que surgia na era industrial, ficou com pouco tempo para pintar as paisagens ou ousar mais na arte, assim com John Sargent.
Ironicamente a maioria os pintores impressionistas famosos não foram muito normais ou bem sucedidos (quase todos os grandes pintores do final do século 19 tiveram obras no Salão do Rejeitados).
O próprio Van Gogh morreu pobre e tinha um parafuso (e orelha) a menos. Cesane que é hoje visto como um visionário no impressionismo foi mais trucidado pela critica, Gaugui só era famoso quando estava lá na Polinésia morrendo ao poucos e Renoir (o meu favorito) amava as mulheres mas por causa da suas aventuras de marinheiro na juventude não podia fazer mais que olhar (e pintar). E Monet, que na sua primeira viagem como marinheiro pisou no Brasil ( na região da amazonia ), olhou bem e pensou:”Se o resto do mundo é assim então eu vou voltar para paris e virar qualquer outra coisa, menos marinheiro” e virou pintor.

Mas com a procura da burguesia por retratos a como demanda dos pintores não foi suficiente começou a escalada da fotografia (pintar um quadro demorava uns 3 meses, uma foto sai no mesmo dia), é por isso que a maioria das fotos antigas não são de paisagem ou natureza morta e sim retratos.
Existiram vários outros artistas de enorme talento, mas assim como Whister, resolveram pintar retratos para a burguesia ao invés de pintar pontes ao por do sol.
0707whis4_348x600.jpg

Obras de Whistler no artchive http://www.artchive.com/artchive/W/whistler.html

 

One Response to “James Abbott McNeill Whistler”

  1. Amira Badarane Says:

    adorei o texto que vc fez, sobre o impresionismo, e sobre o desenhista whistler, estou fazendo um trabalho de história da arte, e me ajudou bastante! beijoss


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s