Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

Reunião da SAB – parte I setembro 1, 2007

Filed under: astronomia,astronomy,Eu — rangelfisica @ 10:10 pm

Amanhã começa a reunião anual da sociedade astronômica brasileira, é onde todos os astrônomos (ou a grande maioria) se reúnem para colocar o papo em dia apresentar os seus trabalhos e discutir a astronomia no Brasil, esta deve ser a quinta ou sexta vez que vou a reunião, era muito importante ir a estas reuniões já que eu era o único aluno da area de astronomia na UFES, tinha o pessoal do planetário de vitoria e do observatório, fiquei um tempo no planetário e no observatório mas segui para a area de pesquisa, é complicado ser astrofísico em um departamento que o forte é física do estado solido (que não tem NADA haver com astronomia). E como já disse o meu orientador: “astrofísica é um dialeto da física que esta para os físicos quanto o chinês está para nos”, o pior que é verdade, e o meu comentário após o ver como eram os trabalhos na primeira reunião que eu fui:”A parte computacional é bastante utilizada”. Pena que desta vez eu não irei viajar tanto para ir à reunião, já que estou em São Paulo e não em Vitoria.
Claro que foi nestas reuniões que eu fiquei conhecido no meio, quando cheguei para fazer o doutorado já tinha muita gente que já me conhecia pelo nome em que eu trabalhava.
A minha única preocupação era se iria chover ou fazer frio, já dei um pulo no climatempo e vi que não vai chover mas vai fazer um friozinho. Hora de fazer a mala, usando o truque que não deixa amassar a roupa. Selecionar a camera que irei levar, uns 3 rolos de filme, bateria alcalina extra, selecionar umas musicas para a viagem até Passa Quatro -MG , escolher uns lapís para acompanhar o meu moleskine, acho que levarei uns dois lapís pastel, um conté sanguínea (que eu sei usar muito bem) e um 6B ou 4B. Sei que não vou ter muito tempo mesmo, mas como um dia será de instrumentação e ensino (areas que eu não tenho muito interesse ) poderei pegar uns esboços se tiver algo de legal.
Este ano estou especialmente interessado em deconvolução de imagens, deste de que o povo do MIT me mandou aquele código de deblur estou tentando entender melhor essas técnicas de reconstrução de imagens usando blind deconvolution e entropia.
Mas isso fica para os papos paralelos na hora do almoço, Hum .. almoços longos, ahh.. qualquer regime vai embora mesmo nesta semana, eu não estava levando o meu a serio mesmo…

 

Deixe uma resposta

