Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

Reunião da SAB – parte II setembro 7, 2007

Filed under: astronomia,astronomy,Eu — rangelfisica @ 1:31 pm

Terminada a XXXIII Reunião da Sociedade astronômica brasileira, Este ano teve um numero maior de participantes que nos anos passados, principalmente entre universidades de menor porte como univap e unicsul, mas a maior parte dos trabalhos foram como sempre do IAG, Observatório de Valongo, Observatório Nacional, do LNA e do INPE. Deu para ter uma ideia mais completa do que os meus colegas estão fazendo em seu mestrados e doutorados, eu sabia que eram coisas como dinâmica em galaxias, abundancia químicas, evolução estrelar… mas nada muito detalhado. O curiosos foi perceber que a moda de usar ondas alfen para tentar explicar tudo já passou, assim como os trabalhos de usavam wavelets, pena que só teve um trabalho que usou técnicas de convolução, foi uma analise do Sol na faixa do 40Ghz.
Mas eu notei que os trabalhos de mestrado eram em sua maioria simples ou pelo menos pouco polêmicos (os de doutorado são bem mais complicados). Putz ! A minha dissertação de mestrado foi um negocio tão complicado que eu acho que poderia ter pego algo mais comum, mas como eu sou um bom programador e não tenho medo de toneladas de equações aceitei o desafio (para quem tem media 9.7 em mecânica quântica II, resolver umas equações de transporte radiativo é moleza)

Mas deixando esse papo de astronomia chato de lado … tenho que falar da cidadezinha que ficamos, Passa Quatro, é uma típica cidade de interior ! Dessas que eu estou acostumado a visitar lá no ES, onde nada acontece, as casas possuem uma arquitetura do inicio do século, como passa por lá uma estação ferroviária então posso imaginar que houve uma época de intenso desenvolvimento lá na década de 30, o que explicaria as casas com arquitetura desta época e a igreja que parece que pelo torre mostra isso bem claro (o design do relógio da torre). O hotel era bom, tinha até wireless, pena que eu não levei o meu notebook…. o que me intriga é como um lugar assim tem banda larga ? Lá nem pega radio ….pega uma coisa que eu não chamo de radio é sim refugo musical (só me lembro que tinha “porteira” no refrão).

Tirando as noites com uma bando de astrônomos dançando musicas bregas ao som de bandas que só sabem tocar as mesmas musicas, juro que eles tem o mesmo repertorio ! Até o DJ da segunda noite que poderia tocar algo mais interessante (já que era em cd) tocou as mesmas toskeiras dos anos 80 que os outros. Teve até forro por uns minutos. Mas acredite, astrônomos dançando são uma visão perturbadora ( as fotos estão no  album de fotos ao lado).
Durante as reuniões teve algumas em inglês, como eu já estava em abstinência de café consegui entender tudo (certas caracteristicas peculiares do meu cerebro são muito uteis quando se aprende a usar-las a seu favor), as vezes pensava em voltar ao tratamento para conseguir entender melhor os fonemas, mas quando veio um indiano que eu não entendi nada é que eu me dei conta que isto é desnecessário, eu consigo emular muito bem os fonemas que faltam que quase ninguém nota a diferença, só alguns alunos que perceberam que tinha algo de artificial na minha pronuncia.
Acho que no ano que vem irei fazer uma apresentação oral mesmo. Dá menos trabalho ficar explicando o trabalho para cada pessoa individualmente e não tem pôster para carregar.

 

Deixe uma resposta

