Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

A Influencia de Goya setembro 9, 2007

Filed under: art,Arte,pintura,Uncategorized — rangelfisica @ 2:08 pm

333px-goya_-_saturno_devorando_a_su_hijo.jpg
Ano passado o Goya esteve em alta, talvez pela exposição de suas gravuras no MASP, o mais curioso nele é como mesmo sendo um pintor sem grandes talentos se tornou tão influente por pintar o feio e não o apenas o belo.
Mesmo no auge da sua carreira quando foi pintor da família real espanhola ele não fez obras imponentes, foi apenas quando testemunhou os horrores da guerra civil espanhola que ele virou o disco, é neste momento que a pessoa ganha uma perspectiva diferente da vida, um jeito novo de ver o mundo, no caso de Goya ele passou a ver o mundo de um modo áspero, rude e até mesmo negro.
Passou a pintar a violência, a dor, o mau, fez pinturas recheadas de monstros e criaturas bizarras. Estas pinturas chamadas de pinturas negras não parecem que foram pintadas para serem vendidas ou expostas em galerias e sim como uma válvula de escape para as coisas que passavam por sua mente, como a pintura de saturno devorando seu filho, vários outros pintores também usaram este tema, mas nenhum mostrou a cena de forma tão cruel, com pinceladas simples sem muito refinamento e planejamento.
É comum hoje em dia encontrar obras que retratam as coisas como são, sem frescuras, sejam elas violentas, bizarras ou feias, assim pode-se acertar o publico com um tapa psicológico e faze-lo refletir, seja na pintura, na fotografia ou na musica.
Esta foi sem duvida a maior lição que Goya nos deixou: coloque para fora o que está sentindo, mesmo que não seja bonito de se ver.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s