Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

Futurologia: 1975 de acordo com 1962 fevereiro 15, 2008

Filed under: tech,tecnologia — rangelfisica @ 3:40 pm

Bacon na torradeira

Futurologia sempre foi um exercício de imaginação favorito das pessoas ligadas à ciência e tecnologia, mas dificilmente se acerta uma previsão.

É fácil achar previsões de como seria o ano 2000 no cinema, as vezes era mostrado como uma era de viagens espaciais, com naves, lasers, monstros intergalacticos e outras bobagens típicas da década de 60. Em outros como um mundo pós apocalíptico onde apenas os mais fortes sobrevivem, influência da guerra fria.

Tentar acertar como seria o mundo em 100 é quase impossível, conforme os cartões postais da Alemanha de 1900 mostrando como seria o ano de 2000 (observe que a moda não mudou nada em 100 anos). A única coisa que acertaram foi a televisão.

Errar em 30 anos é aceitável, mas errar em 12 anos já não tem tantas desculpas assim. Pode-se conferir nas imagens do livro 1975: and the changes to come disponíveis no album de dbostrom. Nas legendas tem uma breve descrição sobre o que se trata, algumas coisas realmente aparecem com alguns anos de atraso, como no caso do forno que aquece a comida por irradiação (imagino que seja por micro-ondas), outras são bem exageradas, como uma maquina de escrever que traduz russo para inglês … mesmo os computadores atuais cometem erros ao fazer esta tarefa, imagine aqueles armários dos anos 70 !

Hum … pensando nisso … como será o mundo daqui a 100 anos ? Será que teremos robôs ? Todo mundo será rastreado por satélite ? Ainda estaremos aqui ?

Para saber mais sobre o futuro lá no passado: www.paleofuture.com

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s