Linhas Verticais

um blog sobre musica, arte, programação e outras coisas.

Melhor desempenho no eeePC dezembro 1, 2008

Filed under: Eu,informatica,programação,tech,tecnologia — rangelfisica @ 6:36 pm

Semana passada eu comprei um eeePC 900, claro que para usar como leitor de email, navegador, conversar no MSN, fazer programas para o nintendo DS, enfim, aquelas coisas corriqueiras para as quais o eee foi projetado. Porem ele estava com um problema de soluços, pequenas travadas, onde o mouse e teclado congelavam por cerca de dois segundos e voltava. Isto acontecia por causa do HD dele.

Por possuir um HD de memoria SSD e não um disco rigido, o Windows XP tinha problemas em lidar com isso. Sempre que algo era escrito ou lido, o sistema parava completamente. Por incrível que pareça, o XP não tem o cache de disco na RAM ativado por default ! e não há uma opção no sistema para ligar ele ! Depois de 4 anos usando exclusivamente linux estou me tento que reaprender a usar o mouse. rsrs

Por isso eu gosto do linux… pode ser ruim para leigos. Mas para alguem que entende de OS, é uma beleza.

Como melhorei o desempenho do eeePC e eliminei essas travadinhas irritantes ? Fui no site da microsoft, baixei o DSKCACHE.EXE para windows 2000 e executei pelo terminal com o seguinte comando:

DSKCACHE +p d:

Pronto, o sistema ficou suave e muito mais rapido.

O difícil mesmo é baixar o programa, fui em http://support.microsoft.com/kb/811392/pt-br , depois clicar em “Visualizar e solicitar downloads de hotfix” aceitar os termos de uso ( tambem conhecido como “use, mas não reclame se algo ruim acontecer” ), fornecer meu email, depois de uns minutos recebi um email com o zip do programa e a senha que o zip vai pedir (quanta frescura). E dentro do zip tinha … outro Zip !!! mas este sem senha.

Para quem nao sabe usar o terminal, pode abrir o notepad, criar um arquivo com a linha:

DSKCACHE +p d:

depois renomear para dskcache.bat, copiar para a mesma pasta onde esta o DSKCACHE.EXE e dar um duplo click.

 

Deixe uma resposta

